quarta-feira, 2 de maio de 2012

a primeira pessoa do mundo







_Papai, quem foi a  primeira pessoa que existiu no mundo?

Pensando numa resposta que satisfizesse uma criança de 6 anos, respondi:

_Foi Adão que Deus fez do barro, que depois deu vida e uma namorada chamada Eva.


_Eva??? que nome feio... nesse tempo já tinha dinossauro?


Antes que eu tentasse responder essa confusa questão, ela me vem com mais esta:


_A tia na escola falou que os homens das cavernas foram as primeiras pessoas do mundo. Foram eles ou foi  Adão? - na cabecinha dela, essa resposta deve ser conhecida por todos os adultos e simples, tipo: "foi fulano."


Procurando uma resposta, lembrei de uma aula de Filosofia, em que o professor dizia que crianças querem só respostas, independente de fazer sentido ou não.


Podia usar essa estratégia e acabar ali o assunto falando que Adão era um homem das cavernas criado por Deus, amigo dos dinossauros e inimigo da serpente, que de vez em quando acertava Eva na cabeça com uma sarrafo e a arrastava pelos cabelos como prova de amor.


Apesar de não ser a verdade, evitaria outras explicações, pois se eu dissesse que foi Adão, fatalmente teria que explicar onde foram parar os homens das cavernas, e se eu dissesse que foram os cavernosos, teria que explicar por que não foi Adão, já que ele foi feito por Deus.


Porém, minha índole não é mentir. Mas dizer pra ela que acredito e desacredito nas duas teorias não mataria sua curiosidade...O correto a fazer era dizer que não sabia, principalmente porque eu não sei mesmo. Mas preferi responder sem responder:


_ Tem gente que acredita que foram os homens das cavernas e outros acreditam que foi Adão.


_ Mas quem foi?


O impasse agora era meu, que me senti pressionado por Deus, como se ele estivesse também querendo saber de que lado eu estava, já que uma teoria anula a outra.


Fica difícil sustentar a história de Adão, com tantas evidências da pré-história nos museus, nas escolas e até nos desenhos que ela assiste com dinossauros em todo lugar. Por outro lado, não posso simplesmente, dizer que Deus não existe, pois perderia o sentido o "Dorme com Deus e sonha com os anjinhos", "Papai do Céu está vendo",  "Vai com Deus" 
e tantas outras frases que envolvem Deus, além de ter que explicar onde as pessoas boas vão morar depois que morrem se não tiver mais Céu. 

Tirar isso dela, mataria a magia, o encanto, e deixaria a vida bem sem graça. Seria como dizer que Papai Noel não existe.

Por fim, pra ficar bem com Deus, com a ciência, minha consciência e minha minha filha, respondi que não sabia quem foi a primeira pessoa do mundo e que ninguém sabe. Aí ela me respondeu que Papai do Céu deve saber.


_ Com certeza.


Pronto, respondido.


Um comentário:

Cattanho disse...

Muito bom, que mente insana e inspiradora amigo!!!!!!Um abraço.